Tuesday, 2 August 2005

Comunicação e Esquizofrenia é o tema de minha aula no Curso de Formação em Orgonoterapia neste sábado, no Centro Reich de Estudos e Terapias

Neste sábado, das 9h às 10h30m, na palestra Comunicação e Esquizofrenia: uma abordagem comparativa entre a Teoria da Comunicação e as Teorias Clássica e Moderna do Duplo Vínculo tratarei das relações entre a (1) Teoria e a Pragmática da Comunicação, a (2) Teoria da Cultura e o (3) processo da Esquizofrenia no indivíduo e na sociedade, em especial na atialidade pós-moderna que vive na iminência do colapso esquizofrênico.

Para isto abordarei o tema: a partir das tendências contemporâneas de ponta do entendimento da Comunicação como sendo a própria Vida (campo não-dualista de manifestação energética de opostos complementares); da questão pós-moderna da fragmentação, da abolição do sujeito e da identidade; da questão da violência, das redes de diálogo-convivência e do resgate da confiança; e, assim, em conclusão, da possibilidade concreta do vigor de uma identidade complexa, aberta e múltipla, porém a um só tempo integrada, livre e surpreendente. Portanto, individual, social e ambientalmente vinculada.

Esta aula faz parte do Curso de Formação em Orgonoterapia, coordenado pela Dra. Frinéa Souza Brandão, extraordinária psicoterapeuta, com uma longa e sólida tradição de mais de vinte anos de formação de terapeutas e psicoterapeutas, em seu Centro Reich de Estudos e Terapias, no Rio de Janeiro. Eu tenho a honra de fazer esta Formação e de começar a atender na Clínica deste Centro de Estudos a partir deste setembro. Maiores informações, 9205.1696.